Em plena pandemia do Covid-19, o este mês foi marcado por protestos e discussões extremamente necessárias sobre racismo estrutural. Mas não dá pra esquecer que estamos no Mês do Orgulho LGBTQI+, sendo 28/06 a data oficial da comemoração. Nesse dia, em 1969, aconteceu a rebelião de Stonewall em Nova York, em que os clientes do bar Stonewall – gays, lésbicas e pessoas trans – reagiram à violência policial que era tão frequente contra a população “queer” naquela época.
Devido à quarentena, a Parada LGBTQI+ de São Paulo foi adiada para 29/11, mas o “novo normal” inclui uma programação online especial! No domingo, às 17h, Pabllo Vittar faz a live Pride With Pabllo and Friends no seu canal no Youtube, com convidados como Urias, AlunaGeorge, Diplo, Tove Lo, Lil Miquela, Madame Gandhi, Pussy Riot, Tito Rey e Yaeji – um conjunto de influências em diversos cenários musicais contemporâneos.
Durante a live, o público pode contribuir com doações pra Casa 1 e Casa Florescer, que acolhe especialmente mulheres transexuais e travestis, e para o The Trevor Project, que tem como objetivo a prevenção do suicídio entre jovens LGBTQI+.
Neste sábado, 27/06, durante 24 horas, a partir das 2h da manhã, Paradas LGBTQI+ de todo o mundo se unem para a Global Pride 2020, onde a própria Pabllo participa ao lado de nomes como Deborah Cox, Steve Grand, Thelma Houston e a drag queen Courtney Act. O presidente da Costa Rica, que recentemente legalizou o casamento entre pessoas do mesmo gênero, e Manvendra Singh Gohil, príncipe indiano que se assumiu homossexual e quase foi deserdado pela família, estão entre as figuras políticas que já confirmaram presença. A transmissão ao vivo rola no próprio site do evento e no canal do Youtube do cantor e coreógrafo Todrick Hall, que será o apresentador.
Não é só a Pabllo que está “internacional”. O primeiro episódio da Pride Series, disponível no Youtube da “Vogue” britânica, aborda como é ser travesti ou trans nas favelas brasileiras, especialmente na Brasilândia, com trilha sonora marcada pelas vozes de Linn da Quebrada e Jup do Bairro. A série está no segundo episódio, que também é super legal, porque mostra uma comunidade de drag queens na Inglaterra composta por pessoas com síndrome de Down.
E pra deixar o final de semana ainda mais animado a Fox Premium 1 promove maratona da segunda temporada da série “Pose“, que começa hoje, 27/06 às 21h e vai até a manhã do dia seguinte.
Foto capa: Marcos Nagelstein / Agência Preview / Reprodução
Facebook Comments