Sociedade Maestro brasiliense Matheus Avlis é convidado para estudar Direção de Orquestra em Paris Após um ano na Orquestra do Teatro Nacional, o músico foi convidado pela École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot No Dia Mundial da Ópera, 25 de outubro, o Estilozzo destaca uma das mais importantes personalidades da música clássica em Brasília: Matheus Avlis. Nascido, criado e formado na capital, o jovem maestro, compositor e agitador cultural de 29 anos despontou cedo como uma das principais promessas da música clássica no Brasil e, após um ano como Maestro Assistente da Orquestra do Teatro Nacional, o músico foi convidado pela École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot — uma das mais prestigiadas escolas de música do mundo — para cursar o mais alto nível de formação em Direção de Orquestra oferecido na França. Foto: Xavier Braun Foto: Xavier Braun Além da formação de excelência oferecida pela escola de Paris, o maestro leva seu entusiasmo, notável técnica para a regência de orquestra e vasto conhecimento sobre a música e a ópera para a capital francesa, onde terá a oportunidade de trabalhar com profissionais de algumas das mais importantes instituições de música da Europa, como por exemplo: a Orquestra de Paris, a Ópera de Massy, a Ópera Comique, o Coro da Sorbonne, o Ensemble Les Apaches, entre outras. Matheus foi convidado para cursar a formação sem ter ido a Paris fazer as provas de admissão, o convite foi feito baseado no currículo e em dezenas de vídeos do maestro regendo concertos com importantes orquestras brasileiras. Ele conta que ficou entusiasmado com o repertório que vai reger em Paris, além das orquestras com as quais poderá trabalhar. O maestro reconhece que essa é uma oportunidade única e que, em Paris, poderá ter contato com orquestras e artistas que antes só via na televisão ou nos livros. “Eu acordei um dia e havia um e-mail de Paris dizendo que tinham interesse no meu perfil e que queriam naquele mesmo dia uma reunião. Poucas horas depois eu estava em uma videochamada com o professor de Direção de Orquestra da escola. Falamos por 18 minutos. Ele elogiou o meu francês, disse que viam em mim um grande potencial e que queriam que eu fosse imediatamente para Paris”, lembra Matheus sobre o dia em que recebeu o convite. A escola parisiense tem uma das taxas escolares mais caras da França, mas ofereceu para Matheus uma bolsa de estudos, com o intuito de tornar possível a ida do regente brasiliense para a Europa. “Sem ter feito provas ou qualquer inscrição, recebi um e-mail com a programação completa do meu primeiro ano em Paris. Um verdadeiro sonho”, comenta o brasiliense. Matheus promete aproveitar a temporada parisiense para aperfeiçoar-se como regente de orquestra e para conhecer as melhores práticas de produção de grandes espetáculos e gestão cultural, com o intuito de trazer para Brasília um modelo de negócio inovador para o setor. “Sonho que a música sinfônica e a ópera feita no DF atraia a atenção do Brasil e do mundo pela sua qualidade, inovação e potencial de geração de oportunidades de formação e trabalho”, completa o artista. Foto: Antonio Carlos Tainha Foto: Antonio Carlos Tainha Para ajudar o maestro Matheus nessa realização, amigos e familiares do músico estão realizando uma vaquinha para o custeio de despesas administrativas e a mudança de Brasília para Paris. Para doar acesse: benfeitoria.com/maestromatheusemparis. Sobre o maestro Matheus, que prefere ser chamado apenas pelo primeiro nome — mas que acostumou-se com a alcunha de “maestro” que lhe atribuíram desde muito cedo — é apaixonado por Brasília e se orgulha de já ter trabalhado em projetos de divulgação e popularização da música clássica e da ópera em diversas regiões administrativas do Distrito Federal. O maestro defende, inclusive, que a programação das instituições culturais sejam mais diversas e mais representativas da diversidade de pensamento, gênero, classe social, raça e crença que existe no DF. A atuação inovadora do maestro brasiliense leva para os palcos interpretações precisas de obras clássicas mescladas com música popular, teatro e dança. A profissão de regente de orquestra, que no passado era exercida muitas vezes por homens de cabelos brancos com atitudes autoritárias, na atualidade vem cada vez mais sendo exercida por jovens regentes formados sob a influência dos novos tempos de comunicação interconectada e multiculturalidade. Matheus Avlis faz parte de uma era da música clássica na qual as discussões sobre diversidade ganham importância. Matheus estudou piano e canto na Escola de Música de Brasília, e composição e regência na Universidade de Brasília. Aos 17 anos teve sua primeira experiência como regente em um pequeno coro e orquestra de um projeto social na Ceilândia onde era voluntário. Já aos 18 anos regeu, ainda como estudante, as orquestras da Universidade de Brasília e da Escola de Música de Brasília. Foto: Annika Jannasch Foto: Annika Jannasch Atraindo cedo a atenção do público, o maestro logo teve a oportunidade de receber ensinamentos diretamente de alguns dos mais destacados maestros brasileiros, como Roberto Tibiriçá, da Orquestra Sinfônica de Curitiba, e Miguel Campos Neto, da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Com apenas 25 anos, Matheus foi contratado como Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e do Festival de Ópera do mesmo de teatro, regendo obras sinfônicas, ópera e balé nos dois anos e meio que lá permaneceu. Apoiado pelo Programa Conexão Cultura da Secretaria de Cultura do DF, Matheus pôde complementar sua formação como regente de orquestra estudando com alguns dos mais destacados maestros da Europa e dos Estados Unidos. Em pouco tempo, o artista trabalhou com orquestras e músicos de países com grande tradição em música sinfônica e ópera, como Itália, Alemanha, Áustria, França, Espanha, Romênia, entre outros. De volta a Brasília, em meados de 2023, o maestro atuou voluntariamente como Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, tendo regido concertos memoráveis como o Concerto de Natal do GDF e o Concerto de Encerramento da Temporada 2023, na Esplanada dos Ministérios, para milhares de pessoas. Foto: Akira Takatsuji Foto destaque: Xavier Braun. Facebook Comments Redação Compartilhar AnteriorPrêmio homenageia quem contribui para o desenvolvimento econômico do DF PróximoCasapark Prime reúne arquitetos, designers e convidados em visita à mostra "Brasília, a arte do Planalto" 25/10/2024