A abertura da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia, com Ailton Krenak” recebeu cerca de 300 convidados no CCBB Brasília, na última segunda-feira (10). Entre os presentes, lideranças indígenas, representantes do corpo diplomático e de entidades como Funai e Funarte, amantes da fotografia e das artes em geral e, acima de tudo, simpatizantes da causa ambiental.
A noite contou com buffet da chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, referência da gastronomia brasileira contemporânea. Ailton Krenak, que assina a curadoria da mostra — com 120 fotos do fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, feitas entre 1993 a 1998 pela Amazônia — conversou, tirou fotos com os convidados e fez questão de reiterar, em seu discurso de abertura, a importância em se preservar a natureza e os ensinamentos dos povos originários.
O presidente do conselho do Instituto Tomie Othake, Ricardo Othake e Gabriela Moulin, diretora executiva do Instituto responsável pela idealização da exposição, vieram à Brasília, especialmente, para o evento.
A mostra “Hiromi Nagakura até a Amazônia, com Ailton Krenak” fica aberta ao público até o dia 18 de agosto, com entrada franca, sempre das 9h às 21h, na galeria 1. Ao longo desta primeira semana, lideranças indígenas, representadas na exposição, participam de programação com mesas redondas e oficinas. Mais informações no site do CCBB.
Fotos: Tomaz Turra.
Facebook Comments