Na última quarta-feira (31), o Instituto Pernambuco Porto, na Cidade do Porto, Portugal, foi o cenário de uma noite memorável com a abertura da exposição “Brasília – Da Utopia à Capital”. O evento, que conta com curadoria de Danielle Athayde, atraiu aproximadamente 200 convidados e contou com a presença de diversas autoridades portuguesas e brasileiras.
A cerimônia de abertura teve como mestre de cerimônias à atriz brasiliense Maria Paula Fidalgo, que deu um toque especial ao evento com sua presença carismática. Marcaram presença o Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, e o Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes.
A noite foi uma verdadeira celebração da cultura e história de Brasília, transportando um pedaço do Brasil para terras portuguesas. A mostra “Brasília – Da Utopia à Capital” promete ser um marco na agenda cultural do Porto, destacando a importância e o legado da capital brasileira no cenário modernista global.

No dia 1 de agosto começou a mostra de cinema “Brasília Viva”, que tem curadoria de Ronaldo Duque e estreou com o documentário “JK, O Reinventor do Brasil”, de Fábio Chateaubriand, que esteve presente a sessão. A mostra que fica aberta ao público até dia domingo (4) , tem ainda os filmes: Guerrilha do Araguaia (Ronaldo Duque), Vik Muniz- Arte no Caos (Jimi Figueiredo), O Outro Lado do Paraíso (André Ristum), Hollywood no Cerrado ( Armando Bulcão e Tânia Montoro), Eduardo e Mônica (Renê Sampaio).
A exposição, que também contará o Seminário Brasília Patrimônio, Turismo, Sustentabilidade e a CPLP, ficará aberta à visitação do público até o dia 27 de outubro.
Fotos: Jhon Henrique/IPP.
Facebook Comments