VIAGEM

Folia no Rio

Guia completo para curtir o carnaval na cidade


05.02.18 – Da Redação

Fotos: Divulgação
 


 

Está chegando o carnaval. O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados nessa época. Famoso pelo Desfile das Escolas de Samba, que acontece na Sapucaí, o carnaval carioca oferece ainda muito mais opções para quem for passar os dias de folia na cidade. Preparamos um roteiro com dicas especiais para que você posa se jogar na cidade maravilhosa.

Antes de tudo é preciso entender que o clima na cidade fica completamente diferente. Não se assuste ao dobrar a esquina e dar de cara com uma pessoa fantasiada às oito da manhã (tem blocos que começam bem cedo) ou entrar no metrô e encontrar uma ala inteira de pessoas fantasiadas cantando o samba da sua escola a caminho da Sapucaí. O clima descontraído da cidade fica ainda maior nesta época e você precisa entrar no clima! Para isso, o primeiro passo é garantir a sua fantasia de carnaval para não se sentir diferente de todos. Não é preciso investir muito, a criatividade é, no fim das contas, o que chama mais atenção.

Opções para se divertir na cidade não faltam. E o melhor é que tem para todos os gostos e bolsos. É possível curtir o carnaval do Rio de Janeiro sem gastar muito, para isso invista nos blocos de rua (clique no link para ver a agenda completa). Nos últimos anos eles ganharam cada vez mais destaque na Folia do Rio a arrastaram multidões pelos diferentes cantos da cidade. E na lista enorme de blocos, existem para todos os tipos de foliões.

Para quem vai curtir o carnaval com crianças, alguns blocos grandes têm a sua versão para os pequenos foliões e outros são especializados nesse público. Já para os grandinhos há os blocos mais tradicionais da cidade, que costumam ser os mais cheios também, como o famoso Cordão da Bola Preta que completa 100 anos em 2018. Uma novidade que está surgindo nos últimos anos são também os blocos de famosos, como o da Preta Gil, Anitta e Carol Sampaio, que também atraem muitos foliões. Claro que uma cidade gay friendly como o Rio de Janeiro, muitos blocos acabam sendo conhecidos por atrair o público LGBT. O carnaval de rua carioca andou adormecido alguns anos mas voltou com força total, prova disso é que pela primeira vez a Casa França-Brasil, um prédio histórico no centro do Rio, receberá a Casa Bloco, que reunirá não só o melhor do carnaval de rua carioca, como de todo o Brasil.


Mas claro que o grande destaque é mesmo o Desfile das Escolas de Samba na Sapucaí, conhecido como o “maior espetáculo da Terra”. Assistir ao desfile é realmente impressionante, mas como são muitas horas, pode se tornar um pouco cansativo, apesar que sempre que a bateria de uma Escola de Samba passa pelo seu setor não há cansaço que prevaleça. Uma opção que está ganhando muito espaço são os camarotes na Sapucaí que vendem ingressos. Além de oferecer conforto para os foliões, como ar condicionado em dias que costumam ser quentes na cidade, os camarotes oferecem ainda sistema open bar e open food, cada vez mais atraindo chefs famosos, serviços para relaxamento e embelezamento dos foliões, transfers de ida e volta da Sapucaí e ainda são conhecidos por oferece grande shows e festas em seus espaços. Uma ótima maneira de curtir o desfile com conforto e muito mais diversão. Ao lado da Sapucaí o tradicional Terreirão do Samba é uma opção mais popular que reúne grandes nomes do samba com shows e transmite em telões o Desfile das Escolas de Samba.

É preciso ter muito fôlego porque ainda tem mais folia e diversão na cidade. Outro ponto tradicional são os bailes de carnaval. Durante as décadas de 80/90 viveram um período de degradação, mas voltaram com força total e prometem ser point de vários foliões. O mais famoso de todos, e também o mais caro, é o Baile do Copa. Sua folia chique atrai a sociedade carioca e brasileira para uma noite que esse ano terá como tema Gipsy Folie.

Outro bastante disputado é o Baile do Sarongue, que costuma reunir o público mais bonito da cidade na quinta-feira antes do carnaval. Esse ano ainda terá o Baile do Bloco da Preta recebendo os dois fenômenos atuais da música brasileira: Jojo Todynho e Pabllo Vittar. Há também bailes infantis, uma ótima opção para divertir a criançada com mais conforto.


E para quem ainda tem disposição a cidade recebe uma série de festas durante os dias de folia. É possível curtir festas com pegadas carnavalescas que atraem um público bem bonito, o chamado carnaval off do Rio que reúne multidões para escutar música eletrônica ou música pop, e claro as festas gays para atrair os foliões LGBT depois de se esbaldarem nos blocos.

Para aguentar tanta folia é preciso se hidratar e se alimentar bem. E nada mais combina com o carnaval carioca do que feijoada. Diversos restaurantes e bares da cidade oferecem opções com esse prato tipicamente brasileiro, mas o destaque fica mesmo por conta das famosas feijoadas dos hotéis da cidade. Além de servir o prato, elas são muito disputadas por oferecer também muitas atrações carnavalescas para animar os foliões enquanto recuperam suas energias. Não dá para ficar parado nem na hora de comer, afinal é carnaval!

Pin It
Nos Acompanhe
Facebook
Instagram
Twitter
 
 
Copyright © 2010 estilozzo. todos os direitos reservados